Perguntas Frequentes



É a combinação de dados confiáveis obtidos de diferentes formas, como através do uso de recursos de Big Data, métodos computacionais e estatísticos, transformados em informações relevantes e geolocalizadas que possibilitam a análise e tomada de decisão por localização em diversos segmentos de atuação e áreas de uma empresa.
Com a nossa plataforma de big data e geomarketing, você criará a sua inteligência de mercado. É possível direcionar de forma objetiva através de dados suas estratégias para diversas áreas dentro da sua empresa. Com dados socioeconômicos, mercadológicos, de consumo e empresariais será possível melhorar a eficiência da sua área de inteligência, planejamento estratégico, vendas, expansão e marketing. Seja orientado por dados (Data Driven Business) e saiba:

Para vendas – Gerar leads B2B e aumentar sua receita e clientes. Direcionar melhor e entender a performance da sua equipe comercial de forma geolocalizada. Sabe onde estão mais concentrados os seus clientes.

Para expansão: Mostrando as melhores regiões, a partir dos critérios inseridos, para expandir. Reduzindo custo, tempo e risco nesse processo. E principalmente aumentando a probabilidade de sucesso e de um maior faturamento.

Para marketing: A partir das definições da persona e de toda expertise própria em realização do marketing, sabe ONDE investir e quanto mais focado melhor, pois esse foco de investimento em onde tem as personas que busco, trará mais retorno aos investimentos de marketing. Melhor fazer mais campanhas focadas do que uma abrangente.

Para planejamento estratégico: A partir das correlações de mercado e seus dados poderá realizar melhores tomadas de decisão para diversos aspectos do seu negócio como preço, produto ou cliente e assim ter mais chance de sucesso.
Somos uma empresa de tecnologia especializada em Geomarketing, Big Data e inteligência de mercado, comercializamos um SaaS (Software as a Service) de inteligência de mercado que ajuda as empresas a crescerem mais rápido, de forma mais sustentável e com menos custos e riscos. Em nossa plataforma, por exemplo, é possível fazer o cadastro do local desejado e identificar possíveis concorrentes, clientes, público-alvo e oportunidades para seu negócio, tudo isso de forma fácil, prática e intuitiva. A ferramenta combina informações socioeconômicas (Por exemplo: Renda, escolaridade e faixa etária), informações de mercado (Por Exemplo: Consumo por pessoa física de alimentação fora do lar, de roupa, de aluguel), informações de empresa (Por exemplo: Quantidade e concentração de empresas segmentados por cnae com detalhamento cadastral, financeiro e contato dessas empresas) e as suas próprias informações.
O Economapas utiliza mais de 500 bases de dados, o que inclui fontes e dados do IBGE, dentre outras fontes públicas e privadas confiáveis, como Banco Central, Banco Mundial, diversos Ministérios do Governo, Receita Federal, Associações Comerciais e fontes web. Adicionalmente, entendemos toda a série histórica, entendemos as tendências e através de processos estatísticos, selecionamos os melhores dados e projetamos através do nosso algoritmo do Economapas para a data atual. Nossas atualizações são na grande maioria de forma trimestral, mas temos dados atualizados mensalmente e de forma online também.
A maior parte das nossas informações são atualizadas trimestralmente, o que é uma periodicidade altíssima. Possuímos algumas informações que são atualizadas mensalmente, outras que são atualizadas online e uma de consumo que possui atualização semestral.
Oferecemos uma versão trial de 7 dias, onde é possível ter uma agradável experiência do mercado e testar a ferramenta, ver as funcionalidades e informações que serão úteis para você. Nesse trial, o sistema definirá uma cidade aleatória para ser usada durante os 7 dias. Para contratar nossos serviços basta seguir uma das seguintes opções:

  • Entrar em contato através dos telefones presentes no site ou blog
  • Enviar e-mail para o [email protected]
  • Realizar cadastro de demonstração (sem inserção de dados bancários)
No cadastro de teste do Economapas é escolhido de forma automática uma cidade aleatória. Sempre será uma cidade mais distante. O objetivo do teste é que se consiga entender as funcionalidades e informações disponíveis na plataforma com dados reais. Assim, poderá ter uma noção de uma bela amostra das informações que temos. Para acessar os dados da sua cidade, estado ou Brasil é necessário contratar um de nossos planos.
Não. Temos planos idealizados para diversos tipos de empresa e empreendedores. Nossos planos foram pensados para todos os tipos de empresas (pequenas, médias e grandes), além de empreendedores que contratam a ferramenta para obter um direcionamento de abertura de negócio, ou para entender melhor de um empreendimento existente. Empresas de qualquer porte e segmento podem contratar e se beneficiar de nossos produtos.
O acesso pode ser feito por qualquer device/dispositivo que tenha acesso a internet. Seja ele um notebook, um computador, tablet, ipad ou celular. Quanto maior a tela, melhor será a experiência e navegação nos mapas. Indicamos monitores a partir de 14 polegadas. Seguem as recomendações para uso em computador:

  • Computador com sistema operacional Windows 7, Windows Vista ou superior
  • CPU com processadores de pelo menos 2 Ghz
  • Memória RAM de pelo menos 4 GB
  • Acesso a Internet com conexão mínima de 5 mbps
  • Navegadores oficiais com os recursos Javascript habilitados
  • Firefox 30.0 ou superior
  • Chrome 25 ou superior
O Economapas possui diversas fontes de Leads B2B, inclusive fontes da web como estabelecimentos Here Maps e Google, bem como páginas profissionais do Facebook. Assim, conseguimos mapear tanto os estabelecimentos informais como os profissionais liberais que tenham cadastro nessas fontes. Além disso, realizamos um tratamento de forma a normalizar efeitos de empresas sem registro nos resultados apresentados. Dessa forma, apesar de possíveis variações causadas pela informalidade, os números apresentados corresponderão mais precisamente aos valores reais de mercado.
O menor nível de territórios disponíveis é o setor censitário, que é uma divisão do IBGE, amplamente conhecida e é o menor nível de divisão territorial do Brasil. O setor censitário é a união de aproximadamente 300 domicílios. Por exemplo: Pode existir um setor que seja até um prédio ou um quarteirão, dependendo da densidade demográfica
Ao realizar o login em um novo dispositivo, o sistema solicitará o token de verificação. Essa é uma das medidas que estamos tomando para garantir a segurança dos seus dados. Verifique se o email cadastrado na plataforma está correto, pois iremos enviar o token para ele. Verifique também se o email foi direcionado para a sua caixa de span. O token tem validade de 15 minutos para ser usado, se tornando inválido após esse período. Se o mesmo expirar, será necessário gerar um novo token, isto é, realizar o processo de login outra vez.

Ao concluir a verificação, seu dispositivo estará cadastrado no sistema e a autenticação será feita de forma automática. Caso o dispositivo mude, deverá ser feita uma nova autenticação, uma vez que o usuário tem perfil pessoal e intransferível.
A demanda imobiliária é calculada a partir do crescimento anual do número de novos domicílios por classe social. Por isso, ela representa uma projeção demográfica e não leva em consideração dados sobre oferta ou venda de imóveis.
As informações e análises extraídas do Economapas são o passo de partida para iniciar ou expandir seu negócio. É essencial que toda decisão de negócio passe por uma análise mais detalhada, através de um plano de negócio e/ou estudo de viabilidade financeira, considerando os riscos, custos e projeções de faturamento. Existem empresas e consultorias especializadas que podem ajudá-lo nessa etapa.
O Fluxo de passantes representa a estimativa da população que mora, transita, trabalha e estuda regularmente na região. O cálculo do fluxo de passantes leva em consideração alguns fatores como: número de domicílios, estabelecimentos no local, número de escolas/faculdades, número de pontos relevantes de fluxo (ex: estações de trem e metrô). Considerando pessoas que tem como destino a região analisada acrescidas de pessoas que chegam na região por estações trem, metrô, aeroportos, rodoviária, barcas, etc. Através do algoritmo de inteligência do Economapas não contabilizamos diversas vezes a mesma pessoa.
Essa pergunta é comum em usuários do Plano Light. Durante o período de fidelidade não é possível fazer alteração da cidade contratada, ou seja, a(s) cidade(s) escolhida(s) permanecerá(ão) a(s) mesma(s) durante o período de fidelidade. Após o período de fidelidade é possível alterar a cidade contratada. Uma opção comum é contratar cidades adicionais ao seu plano (Consulte valores). No Plano Light sem fidelidade é possível trocar de cidade todo o mês.
O que chamamos de Pontos na ferramenta representa qualquer localização pontual ou área que possa ser salva na plataforma. Por exemplo, um cliente que você que marcar onde ele mora. Esse cliente será um pin no mapa, ou que chamamos de ponto. O ponto também pode ser a área de abrangência de uma loja ou de um vendedor. Essa área de atuação também chamamos de ponto e você pode salvar as delimitações dessa área no Economapas.

Já os Inputs são as informações que contenham valor que você pode inserir nos Pontos. Por exemplo: Faturamento da loja X, valor total vendido em Junho do produto X. Essas informações inseridas no Economapas aumentarão muito a sua inteligência, pois será possível correlacionar suas informações cadastradas com os dados de mercado disponibilizados pelo Economapas.
Temos diversas fontes. A melhor fonte para filtrar com mais detalhes as empresas é a CNPJs Ativos. Você pode iniciar essa busca nas telas dos Módulos Mapas e Ponto/Raio. Dentro do mapa há um ícone chamado CNPJs Ativos, clique nele e para segmentar/filtrar mais clique em Busca Avançada. A Busca Avançada procura por empresas ativas usando critérios de Razão Social/Nome Fantasia/CNPJ ou Grupo ( Aprenda a usar a ferramenta de Grupos ). Se preenchidos os dois campos, os dois parâmetros serão utilizados simultaneamente. Além de poder também segmentar por natureza jurídica, contatos, tempo de abertura, porte, optante do Simples e se o CNAE escolhido for apenas o CNAE principal. Essas últimas opções de segmentação podem ser selecionadas, mas se ficarem desmarcadas não serão consideradas.
Clique no Módulo Leads e escolhe a opção Busca Contatos Avançada. Esse motor de busca irá retornar e-mails assertivos de empresas que possuam sites e também quando disponíveis o nome e o cargo da pessoa. Recomenda-se o uso preferencial na seguinte ordem para melhor assertividade do lead pesquisado:

1º - Site da empresa (ex: economapas.com.br).

2º - Algum e-mail (ex: [email protected]). A busca não reconhece e-mails "genéricos" como hotmail ou gmail.

3º - Nome (ex: Economapas), sendo que, nesse caso, o usuário deverá escolher dentre as opções apresentadas aquela que melhor corresponde ao lead procurado.

Pronto, agora pode extrair todos esses e-mails assertivos e encontrar a pessoa chave que busca na empresa ou ser uma grande fonte para turbinar o seu processo de outbound e mail-marketing.
De forma simples e intuitiva, permitimos que sejam escolhidos e combinados até 3 critérios. O mapa de calor é gerado com a combinação estatística desses critérios, aumentando bastante a assertividade do direcionamento pelas regiões.

Com essa funcionalidade, você conseguirá, de forma visual e com base em dados, ser bastante assertivo em onde realizar suas campanhas publicitárias, achar melhores regiões para expandir ou abrir negócio e até encontrar melhores regiões para direcionar as vendas. Isso é possível porque os critérios existentes no Economapas podem ser combinados com os dados que o usuário inclui na plataforma. Aproveite mais essa funcionalidade e potencialize seus resultados com dados direcionados para o negócio.
Tecnicamente, esse faturamento é calculado baseado no faturamento presumido dos últimos 12 meses da empresa. Exceto as empresas com sociedade anônima, todas as demais possuem o faturamento real confidenciais e restrito à Receita Federal. Algumas empresas, que são autorizados pelo governo para bureau de crédito, possuem informações financeiras e creditícias de mercado. Temos parcerias com essas empresas e com base no relacionamento de cada empresa com o mercado e instituições financeiras, o valor de faturamento como outras informações são obtidas. No caso do faturamento com base na explicação anterior é realizada uma presunção. A informação de faturamento presumido de um grupo/holding de empresas, bem como as demais é referente ao grupo como um todo e não daquele CNPJ isolado. Com essa informação é possível fazer diversas análises, de concorrentes, leads e inclusive de potencial de mercado da região.
Nossa estimativa de consumo/atividade de cada região tem base na POF do IBGE, correlacionada com outras bases de dados de fontes públicas e confiáveis, onde medimos renda e tamanho da população, em população fixa (moradores) e população flutuante (pessoas que transitam). Como exemplo, é possível saber a estimativa de gastos de aluguel por pessoa física, o que pode ser um indicador relevante para imobiliárias.